segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Análise do clipe 'Head Above Water' da Avril Lavigne

Avril Lavigne lançou na semana passada o clipe de Head Above Water seu novo single após 5 anos sem lançar músicas novas. A letra da canção foi composta pela própria cantora, ela fala sobre os piores momentos que sofreu durante a doença de Lyme. Avril continua com o tratamento da doença porém atualmente está com a saúde estável, a letra é muito emocionante, acredito até quem não entende inglês consegue sentir a emoção da Avril na música.

Antes do lançamento do single a cantora divulgou uma carta aberta aos fãs:
“Cinco anos se passaram desde que eu lancei meu último álbum. Passei os últimos anos em casa lutando contra a doença de Lyme. Aqueles foram os piores anos da minha vida, enquanto eu passava por batalhas físicas e emocionais. Eu fui capaz de transformar essa luta em música de que eu realmente me orgulho. Eu escrevi músicas na minha cama e no sofá e gravei lá também. Palavras e letras que eram tão verdadeiras para minha experiência vieram de mim sem esforço. Verdadeiramente … mantendo meu ânimo, tendo metas para alcançar e um propósito para viver, minha música ajudou a me curar e me manter vivo. A primeira música que eu escolhi lançar é chamada de “Head Above Water”. É também a primeira música que eu escrevi da minha cama durante um dos momentos mais assustadores da minha vida’’.

 O clipe foi gravado na Islândia com uma dublê pois Avril ainda não pode fazer viagens tão longas, as cenas aonde ela aparece foram gravadas com um fundo verde e a cena que ela aparece mergulhando foram gravadas na piscina da casa dela.


No começo do clipe vemos Avril sozinha em uma caverna segurando uma lanterna de querosene, essa cena representa o momento em que nem ela nem os médicos sabiam qual doença ela tinha. A escuridão simboliza a falta ignorância sobre a doença, onde alguns médicos chegaram a pensar que ela não tinha enfermidade alguma e que os sintomas eram psicológicos.


A lanterna de querosene que ela carrega desde a primeira cena na caverna simboliza a esperança que ela tinha de ter um diagnóstico de qual doença ela foi acometida. O vestido branco que a cantora usa simboliza o renascimento dela.

Durante o clipe Avril sai correndo pela praia carregando a lanterna e permanece com ela o clipe inteiro, nesse momento a lanterna representa a fé que ela teve durante os momentos mais críticos da doença. A lanterna é simboliza a esperança de dela se manter viva.

A cena em que ela mergulha na água representa a sensação que ela teve de estar morrendo, como ela escreveu nesse trecho da carta aos fãs: “Eu tinha aceitado a morte e podia sentir meu corpo se desligando. Eu senti como se estivesse me afogando. Como se eu estivesse indo debaixo d’água e eu só precisei respirar. Como se eu estivesse em um rio sendo puxado por uma corrente. Incapaz de respirar”.



Head above Water é uma música emocionante e um clipe rico de simbolismos, Avril mostra ao mundo sua batalha contra a doença de Lyme e fez dessa música o seu retorno no mundo da música. No final do clipe divulga a sua fundação a theavrillavignefoundation.org que divulga informações e apoia pessoas que sofrem da mesma doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário