terça-feira, 20 de junho de 2017

Análise da canção: A falta que a falta faz – Jay Vaquer


Jay Vaquer é um cantor e compositor carioca, no ano de 2005 lançou o disco intitulado Você não me conhece de onde a faixa A falta que a falta faz foi lançada nas rádios e ganhou um videoclipe que foi exibido com muita frequência nos tempos áureos da antiga MTV Brasil.



Conheci essa música na MTV e sempre gostei dela, muitos anos se passaram e a música voltou à tona na minha cabeça devido a um fim de relacionamento de um conhecido meu, o sujeito foi atingido por um furacão de emoções que o afetou profundamente, mas que agora já se recuperou.

“Outra vez, as coisas ficam fora do lugar
Quando então, começo a me sentir em casa...
 Logo no começo da música o eu-lírico demonstra uma certa tristeza pois enquanto ele já estava se sentindo bem por estar em um relacionamento amoroso, porém é surpreendido pelo término do relacionamento.

“E se o desejo é uma desordem
Um "mãos ao alto, fique onde está!"
sem alarde me recolho, escolho me calar
Nesse trecho o eu-lírico fala sobre o ímpeto da paixão que o dominou a ponto de gerar uma desordem em si mesmo, depois que se dá conta que paixão terminou ele decide ficar calado e se recolher para evitar mais sofrimento para si próprio.

“E nada vai desmerecer tudo que ainda somos
Toda certeza que supomos”
O eu-lírico se mostra aqui um tentando ser otimista, embora saiba que a paixão terminou ele ressalta que nada vai desmerecer o que eles viveram e que eles ainda estão bem, ele admite faz suposições e por isso não tem certeza de nada.

“Mas a vida lá fora
Tá chamando agora
E não demora!
Quem dá mais?
Na falta que a falta faz”
Aqui o eu-lírico se mostra mais esperançoso e demonstra uma urgência em se recuperar do término do relacionamento, é a vida que chama agora para dizer que as coisas continuam. Ele fala no refrão que sente falta de sentir falta da pessoa amada, isso demonstra que ele está tentando se recuperar do fim de namoro.

“Outra vez, meus olhos devem me denunciar
como não reparo no que me atrasa? ”
Embora o eu lírico esteja tentando se recuperar do final abrupto do relacionamento ele demonstra uma certa tristeza no olhar por saber que o relacionamento acabou mas que ele ainda pensa na ex, o que segundo ele é um atraso de vida.

A música A falta que a falta faz trata da aceitação do fim de um relacionamento e das fases que levam a essa aceitação como: a tristeza pelo término, a tentativa de ser otimista frente ao sofrimento, desejo de curtir a vida pois só temos o agora e por último um pouco de melancolia por ainda pensar na ex por mais que isso seja um verdadeiro atraso de vida.

Quem já passou por um furacão de emoções após um término de um relacionamento poderá se identificar com a letra da música de Jay Vaquer e quem sabe ela possa ajudar a pessoa a superar esse momento difícil.






A Falta que a Falta Faz
(Jay Vaquer)

Outra vez, as coisas ficam fora do lugar
Quando então, começo a me sentir em casa...

E se o desejo é uma desordem
Um "mãos ao alto, fique onde está!"
sem alarde me recolho,
Escolho me calar

E nada vai desmerecer tudo que ainda somos
Toda certeza que supomos
Mas a vida lá fora
Tá chamando agora
E não demora!
Quem dá mais?
Na falta que a falta faz

Outra vez, meus olhos devem me denunciar
como não reparo no que me atrasa?

E se o desejo é uma desordem
Um "mãos ao alto, fique onde está!"
sem alarde me recolho,
Escolho me calar

E nada vai desmerecer tudo que ainda somos
Toda certeza que supomos
Mas a vida lá fora
Tá chamando agora
E não demora!
Quem dá mais?
Na falta que a falta faz

E nada vai desmerecer tudo que ainda somos
Toda certeza que supomos
É que vida lá fora
Tá chamando agora
Não demora!
Quem dá mais?
Na falta que a falta faz

Nenhum comentário:

Postar um comentário