sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Balanço Geral Pará é a mistura de informação e entretenimento

 Em Belém alguns programas de notícias policiais utilizam de momentos cômicos para atenuar o conteúdo violento que vai ao ar todos os dias e para entreter o telespectador, esse fenômeno é conhecido como infoentreternimento.  



Segundo o dicionário infopédia o infoentreternimento pode ser definido como: conteúdo midiático (sobretudo televisivo) concebido para apresentar informação (nomeadamente, notícias) de forma recreativa, à semelhança de um programa de entretenimento.

Um dos precursores do infoentreternimento em Belém na metade dos anos 90 foi o programa Metendo Bronca da RBA retransmissora da Band, nele  eram veiculadas diariamente as notícias de crimes, entre uma reportagem e outra havia o alívio cômico com os personagens Índio Cara de pau que aparecia no programa e cantava algumas músicas, Bobo e Capacidade que eram ajudantes de palco e sempre encenavam situações engraçadas para os telespectadores.

Anaice, Bobo e Capacidade.

Anos depois a TV Record Belém resolveu apostar na mistura de informação e brincadeiras com os antigos apresentadores Valdo Souza e Renê Marcelo do Balanço Geral Pará, eles apresentavam jogos do tipo “encontre o pica-pau diferente na tela e ganhe’’ entre outros jogos, por vezes tinham conversas jocosas com os repórteres com o objetivo de entreter.


Atualmente o Balanço Geral Pará assumiu de vez sua vocação de divertir e passar informação. O programa é apresentado por Marcus Pimenta.

Marcus Pimenta

Pimenta é histriônico, fala tão alto que às vezes é preciso abaixar o volume da televisão para não levar sustos, ele também sabe como prender o público na frente da TV com táticas que me lembra o que o João Kleber fazia nos programas dele.



A melhor parte do programa é quando o Pimenta se junta com as jornalistas Célia Pinho e Tâmara

Célia Pinho e Pimenta

Célia já tem 30 anos de televisão e é uma repórter bastante conhecida em Belém por reportagens engraçadas que ela faz nos bairros da capital, ela fala de forma coloquial e com gírias, o que a aproxima do público.


Ela é uma jornalista popular e faz qualquer tipo de reportagem, uma das que teve mais repercussão na cidade foi quando ela foi até um ponto de alagamento e se molhou por causa das marolas provocadas por caminhões que passavam por lá. Célia ficou indignada e falou bobagens que foram engraçadas e viralizaram na cidade.

Célia na reportagem que viralizou

Tâmara é repórter da redação do Balanço Geral Pará e recentemente se juntou a Célia Pinho para serem responsáveis pelos momentos de humor do programa, elas falam besteiras junto com o Pimenta e alegram o público entre uma reportagem de crimes ou de prestação de serviços.


Nessa semana Célia e Pimenta se reuniram para encenar a extinta banheira do Gugu, Pimenta como de praxe prendeu atenção do público e ficou por duas horas gerando a expectativa dos telespectadores em vê-los nessa situação insólita.

Quando finalmente entraram na piscina de plástico foi o maior sucesso de audiência, na internet o vídeo com esse momento já teve mais de 400 compartilhamentos na página oficial do programa.

O Balanço Geral Pará é um programa exemplo de infoentreternimento e isso sempre fez parte do programa desde a época dos antigos apresentadores Atualmente o Balanço Geral Pará abraçou de vez as brincadeiras misturadas com as notícias. 


Os jornalistas/personagens Marcus Pimenta, Célia Pinho e Tâmara fazem isso muito bem e não tem medo do ridículo para entreter o público.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário