segunda-feira, 5 de abril de 2021

Como reverti a esteatose hepática

 Em janeiro de 2020 decidi começar a fazer exercícios físicos na academia porém antes disso tive uma consulta com a cardiologista, ela me prescreveu o exame hemograma completo entre outros. No resultado do exame fiquei sabendo que eu estava com 247 de colesterol, muito acima do que é considerado normal. 


Depois disso a médica suspeitou que eu estivesse com esteatose hepática que é popularmente conhecida como gordura no fígado, em seguida fiz o exame de ultrassom que confirmou a suspeita dela, eu realmente estava com esteatose hepática no grau II.



Em março procurei outra médica, desta vez a nutróloga para começar o tratamento mas a pandemia chegou e com ela muita coisa mudou, alguns consultórios médicos fecharam. Só fui conseguir me consultar novamente em junho de 2020.

Fiz mais exames dentre eles o de bioimpedância, recebi a receita para comprar 5 remédios de manipulação e depois fui encaminhada para a nutricionista, ela elaborou um plano alimentar específico para mim.


Quando eu recebi o plano fiquei em choque porque a maioria das coisas que eu comia bastante agora eu precisava evitar como: laticínios, alimentos ultraprocessados, alimentos ricos em açúcar refinado. 

Exemplos de alimentos ultraprocessados.

Eu cheguei a pensar: "o que eu vou comer agora?" pois eu costumava comer pães com requeijão com frequência, beber refrigerante todos os dias, comer biscoito recheado em excesso e para completar ainda comia lanches fast food 3 vezes por semana. 



Não era a toa que eu estava com 10kg acima do peso, com o colesterol altíssimo e com gordura no fígado. O excesso de uma alimentação desregulada foi  que me ocasionou a esteatose hepática.



A médica disse que eu teria que emagrecer 10kg, eu achei um grande desafio pois naquele momento me pareceu quase que impossível mesmo assim decidi encarar o tratamento, eu sabia que eu iria levar de 6 meses a 1 ano para conseguir me livrar desse problema.



Comecei a mudar a alimentação, segui as orientações da nutricionista, tomei os remédios receitados pela nutróloga e ainda comecei a fazer exercícios 3 vezes por semana e depois de três meses aumentei para 5 vezes por semana os exercícios físicos. 


Por muitas vezes pensei em desistir dos exercícios pois estavam difíceis para mim e tinha vezes que eu não estava disposta a fazer os exercícios mas fiz mesmo assim. Acho que a minha disciplina me ajudou muito porque eu fazia as coisas que eu devia fazer mesmo sem vontade, o que me motivava era que eu tinha que fazer isso para conseguir resolver o meu problema.



Eis que agora depois de 8 meses de tratamento consegui a remissão da esteatose hepática, estou livre dela e não preciso mais tomar remédios. Vou permanecer com os exercícios físicos e a alimentação saudável.



Um comentário:

  1. Fiquei emocionada ao ler sua matéria. Parabéns pela vitória e sua determinação, é incrível ver postagens como essa. Sua matéria ficou incrível, amei cada imagem que vc colocou para ilustrar e a cada dia suas matérias estão melhores. Parabéns mais uma vez e brevemente espero que possamos falar pessoalmente. Sucesso!!!

    ResponderExcluir