segunda-feira, 8 de junho de 2020

Michele Amador e Nelsinho Rodrigues - voz de cabeça e falsete no brega marcante

Banda Amazonas foi uma banda de brega que fez bastante sucesso nos anos 2000 em Belém do Pará, sua vocalista era a Michele Amador que saiu do grupo para a carreira solo. A banda teve hits como: Se tu te vais, Tic Tic Tac e Traficante. Essa última é um dueto entre Amador e Nelsinho Rodrigues.


Há alguns meses atrás ouvi novamente a música Traficante da Banda Amazonas e fiquei com a impressão que nessa música há voz de cabeça feita pela Michele Amador e falsete feito pelo Nelsinho Rodrigues. Conversei com algumas pessoas e continuo achando que a minha impressão é verdadeira.

 

Michele Amador na época vocalista da banda

O que é voz de cabeça?

Voz de cabeça está dentro registros modais e dentro dele contém a voz de peito, voz de cabeça, voz intermediária e a voz mista, essas são as regiões de ressonância da voz, ou seja, é o lugar que amplifica a voz produzida pelas pregas vocais. 


A voz de cabeça é um registro utilizado para notas agudas e tem como características um som leve, com menos volume e a sensação acústica percebida pelo cantor no topo da cabeça. Esse som é o que pode ser observado a partir do minuto 1:58 até 2:02 na parte que Michele canta.

 

O que é falsete?

De acordo com o superprof:  “do italiano falsetto = "tom falso", o falsete é o registro vocal através do qual o cantor emite – de modo controlado, portanto, não natural, ou seja, "falso" – sons mais agudos ou mais graves que vão além dos da sua faixa de frequência acústica natural (sua tessitura vocal)”.


Já para o Songsteradmin “No falsete, não temos o fechamento completo das pregas vocais, o que o torna na voz masculina audivelmente com um aspecto um pouco sussurrado, com “ar na voz”. É esse som que podemos observar na voz do Nelsinho Rodrigues a partir do minuto 2:00 até 2:04




E você o que acha?  há falsete e voz de cabeça nessa música?

 

 

 

 

Fontes consultadas para o falsete:

https://www.superprof.com.br/blog/usar-bem-agudos-no-canto/

http://blog.songster.com.br/2018/01/19/registros-vocais/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário