domingo, 4 de junho de 2017

Sammliz - análise da canção Lupita

Lupita é a quarta faixa do disco Mamba da Sammliz e é a faixa que a princípio eu menos gostei e a que não entendia o significado mesmo após tendo lido a letra algumas vezes.

Segundo o dicionário de nomes próprios “Lupita é um nome feminino originário do Latim e  significa: dos lobosele carrega consigo a qualidade de mulher valente, difícil ou corajosa”. Nos países de língua espanhola Lupita é um apelido de alguém que se chame Guadalupe. O nome também se refere a uma personagem da novela mexicana Rebelde.
LUPITA
(Sammliz) 

Não me acorde que eu não vejo a divindade, amor
Não me deixe só
Só me deixe ver a luz da fina flor, Xangô
Não me deixe só
Aço e tanino na boca
a faca no diabo é o amor
Abrace os meus lados e costure na sua carne
E vamos em silêncio
Flutuando sobre lobos, sim
respirando o sal do mar
Vou dormir lá fora entre um estranho novo
E um sorriso antigo seu

Não me abata antes eu não me arrependa, Senhor
Não me deixe mais
Só aponte pro meu peito a sua bala amor
Não me deixe mais
Raios e faíscas na lança o osso que me prende é você
Amarre os meus santos e suspire na minha boca 
E vamos em silencio

Flutuando sobre lobos, sim
respirando o sal do mar
Vou dormir lá fora entre um estranho novo
E um sorriso antigo seu

Aço e tanino na boca
Abrace os meus lados e suspire na sua carne
E vamos em silêncio
Raios e faíscas na lança

Flutuando sobre lobos, sim
respirando o sal do mar
Vou dormir lá fora entre um estranho novo
E um sorriso antigo seu

A Lupita da música de Sammliz é a que vem dos lobos mesmo, ela se mostra apaixonada e se declara para o (a) amante. Na música há uma referência ao orixá Xangô que é conhecido por ser o orixá da justiça, raios e trovões.

 “Xangô, é um dos Orixás mais populares no Brasil e preza pela justiça e pelo fogo.[...] Os Raios e trovões são suas armas, que envia como castigo a quem age de maneira contrária a seus princípios de justiça, mais também traz consigo grandes cargas elétricas e o poder do fogo”.

 Lupita  demonstra  estar apaixonada por um orixá   Não me acorde que eu não vejo a divindade, amorNão me deixe só. Só me deixe ver a luz da fina flor, XangôNão me deixe só”

Aço e tanino na bocaa faca no diabo é o amorAbrace os meus lados e costure na sua carneE vamos em silêncio”
Aqui o amor é retratado como algo desesperador e diabólico que faz Lupita perder a razão.
Tanino é um dos componentes químicos do vinho, acredito que Sammliz escolheu colocar tanino para simbolizar o vinho por causa da sonoridade dessa palavra na música.

“Vou dormir lá fora entre um estranho novo. E um sorriso antigo seu”
Aqui Lupita se mostra dividida entre o “estranho novo” que é Xangô e o “antigo sorriso” é seu atual amado (a).
“Não me abata antes eu não me arrependa, Senhor não me deixe mais. Só aponte pro meu peito a sua bala amor. Não me deixe mais”.
Aqui o eu-lírico se mostra obcecada pelo orixá Xangô tanto que se entrega aos desígnios dele.

Na minha interpretação Lupita conta a história da personagem homônima que está dividida entre um (a) mortal e um deus, que na letra é o orixá Xangô. Embora Lupita demonstre estar dividida entre um mortal e um orixá, a letra da música mostra que ela está mais interessada em Xangô do que no antigo amante.





Significado do nome Lupita : http://nomeschiques.com/lupita-significado-do-nome/




Nenhum comentário:

Postar um comentário