segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Filme: Amor por direito



O filme Amor por direito (Freeheld, 2015) é baseado em fatos reais e conta a história da detetive Laurel Hester (interpretada por Julianne Moore) e sua esposa StacieAndree (interpretada por Ellen Page). A detetive Hester é diagnosticada com câncer em estágio avançado e decide deixar para Stacie o benefício da sua pensão, porém os oficiais do governo local rejeitam o seu pedido por ser um casal homoafetivo e por não ter nenhum amparo legal que os obrigasse a conceder o benefício. A partir daí Hester trava uma batalha com os oficiais para garantir esse direito a Stacie, o caso delas acaba por ser levado ao conhecimento do ativista pelos direitos dos LGBT Steven Goldstein que começa uma grande mobilização com o objetivo de conseguir a igualdade de direitos para os casais homoafetivos.


O filme se passa em 2006 quando o casamento entre pessoas do mesmo sexo nos EUA não era reconhecido pela lei, naquela época o que existia era a “domesticpartneship” que seria como uma união estável, porém não garantia os mesmos direitos legais de um casamento.
A história de Laurel e Stacie é muito importante pois ela teve grande repercussão nos EUA na época e reacendeu o debate sobre igualdade de direitos civis para os lgbts, assunto que estava sendo combatido pelos conservadores e opositores  contra os direitos iguais para os casais do mesmo sexo.



O único ponto ruim do filme na minha opinião foi a escalação de Steve Carrel para interpretar o ativista Steve Goldstein, achei que a interpretação de feita por Carrel ficou caricata e forçada demais em alguns momentos, acredito que se tivessem escalado um outro ator para o papel teria ficado melhor.

Eu já queria assistir esse filme há muito tempo pois já havia assistido várias entrevistas da Julianne Moore e da Ellen Page falando sobre Laurel e Stacie. Ellen até declarou que fazer esse filme a conscientizou da importância de se declarar lésbica para o grande público porque assim ela poderia demonstrar para as pessoas que ser homossexual não é nenhum defeito e também servir como uma referência positiva para jovens que estão sofrendo preconceito por serem lésbicas ou gays.


Amor por direito é um ótimo filme e eu recomendo que você o assista e tire suas próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário