sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Filme: Gia fama e destruição - personalidade Boderline

Gia fama e destruição (Gia, 1998) é um telefilme produzido e exibido pelo canal americano HBO em 1998 é baseado na biografia da modelo Gia Carangi intitulada Thing of Beauty: The Tragedy of Supermodel Gia que foi escrita em 1993 pelo jornalista Steven Fried e conta a história de vida e destruição da modelo que é considerada por especialistas de moda como sendo a primeira supermodelo. 

Sandy Linter/Linda e Gia Carangi

Nesse filme Gia foi interpretada por Angelina Jolie que na época ainda não era uma estrela de Hollywood. Gia Carangi (Angelina Jolie) sai da Filadélfia e se muda para Nova Iorque para se tornar uma modelo e é contratada poderosa agente Wilhelmina Cooper (Faye Dunaway).A atitude e a beleza de Gia a ajudam a ascender na indústria da moda, porém seus  problemas emocionais a levam a experimentar drogas.  Ela tem um romance com a maquiadora Sandy Linter que no filme está com o nome de Linda  (Elizabeth Mitchell), entretanto, depois de um tempo Sandy Linter/Linda começa a se preocupar com o uso de drogas Gia e dá-lhe um ultimato. Gia opta pelas drogas e a partir daí começa a sua autodestruição.

Gia Carangi provavelmente sofria de um transtorno Boderline que não foi diagnosticado na época, pois o filme mostra Gia com os sintomas atribuídos ao transtorno, segundo o site Psicoonline News os indícios clássicos do transtorno Boderline  são:
  • ·         Medo intenso de abandono ou de ficar sozinho, seja real ou imaginário.
  • ·         Tendência a assumir riscos sem pensar nas conseqüências. Especialmente quando os resultados são contra ela mesma, como por exemplo: acidentes de carro, sexo de risco ou abuso de substâncias.
  • ·         Elas têm um autoconceito instável. Pessoas com transtorno de personalidade borderline muitas vezes se sentem como pessoas diferentes, dependendo com quem estão. Elas costumam se descrever como perdidas e vazias.
  • ·         Pessoas com transtorno de personalidade borderline são como uma espécie de montanha-russa emocional. Um intenso sentimento de ansiedade poderia dar lugar a depressão intensa logo em seguida. Estes ataques podem durar algumas horas ou mesmo alguns dias.
  •  

O filme foi bem produzido e mostra uma excelente atuação da Angelina Jolie que foi premiada com um Globo de ouro por essa atuação no filme, contudo, não é um filme fácil de assistir e nem para assistir toda a semana porque é um drama bem denso e deixa  até um mal-estar após ser assistido. Caso você queira assistir ao filme o faça em um dia que você estiver se sentindo muito bem caso contrário é melhor não assistir.

Logo abaixo há um vídeo (em inglês) de Sandy Linter  e o fotógrado Harry King falando sobre a convivência com Gia e mostram fotos de ensaios fotográficos com ela. 






Fonte dos sintomas do transtorno Boderline: http://www.psiconlinews.com/2015/03/transtorno-de-personalidade-borderline.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário