quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Comunicação é tudo

"Comunicação é tudo" diz a frase famosa na internet, "quem não se comunica se estrumbica" afirma o famoso bordão da televisão.
Em comum elas têm a mesma ideia que é falar sobre a importância da comunicação entre as pessoas, quantas vezes mal entendidos são criados por conta de suposições? Em vez de ir perguntar para a pessoa  por vezes é até mais fácil acreditar que o outro fez as coisas de propósito para nos atingir de qualquer forma.


"Ela tinha que saber que eu não gosto disso", " isso é óbvio para qualquer um" Não, nem sempre. É necessário levar em consideração o que é óbvio para um pode não ser para o outro, e não, ela não tinha como saber que você não gostava de alguma caso isso não tenha sido informado previamente.


Mal entendidos assim geram insatisfações que podem levar ao fim do romance porque duas pessoas diferentes que ainda que sejam da mesma cidade vem de cultura familiar diferentes e tem experiência de vida distintas.


Vamos supor que uma pessoa venha de uma cultura familiar onde demonstrações físicas de carinho não são frequentes e namore outra  que venha de uma cultura familiar que abraços são muito importantes, logo haverá um descompasso nas demonstrações de carinho entre elas pois uma delas não está habituada  a dar muitos abraços e a outra pode se ressentir pela falta de carinho. Temos aí um impasse que só consegue ser resolvido por meio do diálogo entre o casal, caso não haja diálogo ambos  poderão ficar insatisfeitos e com ressentimentos que podem terminar com o relacionamento.


Com o advento das mídias sociais muitas pessoas utilizam as mensagens de texto como meio de conversar, o que pode levar a ruídos de comunicação.


 Quantos mal entendidos já aconteceram porque o outro interpretou a mensagem de maneira equivocada? Na comunicação via mensagem não temos as expressões faciais e nem o tom da voz, esses recursos ajudam a compreender a mensagem e as suas intenções. 
Comunicar-se não é tarefa fácil porém precisamos nos aprimorar cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário