segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Crônica: 2020 e 1997 em paralelo


Estive recentemente em um aniversário de criança, fazia mais de dez anos que eu não ia em um.


Estou distante desse universo infantil há bastante tempo pois vivo no mundo dos adultos onde caso não haja cuidado e atenção, a vida pode se resumir apenas em pagar boletos e resolver os mais variados tipos de problemas.
Apesar disso eu já tinha ideia de como seria graças aos aniversários infantis que fui em um passado longínquo.

Cheguei lá e estava tudo muito bonito, as crianças estavam alegres e empolgadas em participar das brincadeiras propostas pela animadora da festa. 


Em uma determinado momento de uma das brincadeiras tive a sensação de já ter vivido aquilo antes, procurei nos recônditos da memória e achei uma lembrança da segunda metade dos anos 90, eu era criança e frequentava festas infantis, lá tinha a brincadeira onde animadora pedia um objeto e as crianças tinham que consegui-lo com os adultos, quem o trouxesse primeiro iria ganhar um prêmio, lembrei que corria igual as crianças dessa festa de 2020 para conseguir rápido o objeto.

Os adultos das festas dos anos 90 ficavam sentados à mesa e falavam sobre a vida e alguns reclamavam do joelho e eu agora estava na mesma posição deles, sentada à mesa vendo as crianças correrem, eu conversava sobre a vida com um amigo mas não reclamei dos meus joelhos que graças a deus estão muito bons porém reclamava do meu colesterol alto.

 Passado e presente se misturavam na minha cabeça na hora, vi no presente uma cena típica do passado nos anos 90  presente  em 2020, dois anos distintos estavam em paralelo no mesmo local.


As brincadeiras continuaram e houve uma que o DJ tocava uma música tema  e os convidados tinham que acertar de qual desenho, filme ou novela a música era. Ele tocou a música tema do desenho Cavaleiros do Zodíaco e eu pensei comigo: "as crianças não conhecem esse desenho, isso é da infância do pai da criança" e foi o que aconteceu, nenhuma criança sabia o que era, quem acertou foi alguém que poderia ser pai de alguma delas.

Em seguida o DJ tocou a música tema de uma novela do SBT, eu fui lá e acertei que era da novela Café com aroma de mulher e ganhei um prêmio.


Fui curioso ver que embora os anos tenham passado algumas coisas não mudaram como os adultos falarem das suas vidas e as brincadeiras de aniversário de criança.

Um comentário:

  1. A novidade das festinhas de aniversário dos anos 20 é que os convidados são presenteadas com as lembrancinhas bem chiques como copos e almofadas. E também existe a festa do slime. Outro dia,as meninas foram a uma festinha em que a pricipal atração era a produção de slime com cores, cheiros e recheios dos mais variados. Chegaram sujas de glitter e batom

    ResponderExcluir