sábado, 4 de janeiro de 2020

O que é reciprocidade?


A palavra reciprocidade está em evidência nas redes sociais e é fácil encontrar frases de efeito com essa palavra: "aonde não houver reciprocidade não te demores", "tudo cansa quando não é recíproco" ou ainda "se a reciprocidade não está sendo apresentada se retire da mesa".


De acordo com o dicionário online a definição de reciprocidade é esta: "reciprocidade é um substantivo feminino com origem na palavra em Latim reciprocus, que significa “alternante, respondendo da mesma maneira, mútuo”.
Pela definição do dicionário vemos que reciprocidade é uma alternância, algo que responde da mesma maneira. Na vida cotidiana a reciprocidade pode se fazer presente ou não.


Muitas vezes a falta dela pode ser percebida como falta de interesse, quando a pessoa que era considerada amiga se recusa a comparecer em eventos importantes para o então amigo por não poder ir por diversos motivos alegados, mas que no dia seguinte está em baladas com outras pessoas mostra que não há mesma atribuição de importância entre eles.


Se você está interessado em alguém e essa pessoa se recusa a responder suas mensagens ou quando o faz é após dias da tentativa de contato, isso é um sinal claro que não há interesse da parte dela, não há correspondência de intenções e talvez a melhor coisa seja aceitar o recado não verbal e deixar de insistir.


Insistir em alguém que dá sinais claros que não está interessado em nós na falsa esperança de "fazê-la mudar de ideia" é perda de tempo, além de ser ruim para aquele que insiste pois essa pessoa pode acabar se autodepreciar, se machucar  e abalar a sua própria autoestima.
  

Reciprocidade quando acontece é natural, fácil, não precisa forçar  e nem cobrar o que deveria ser ser espontâneo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário