domingo, 25 de julho de 2021

'Space Jam: Um novo legado' traz cultura pop e games nesse novo filme

O filme ‘Space Jam: Um novo legado’  estreou no Brasil no dia 15 de julho. O longa é uma nova versão do filme Space Jam de 1996 que foi protagonizada pelo campeão da NBA Michael Jordan e fez um enorme sucesso naquele ano.

Space Jam Um Novo Legado

 No filme ‘Space Jam: Um novo legado’ a sinopse é a seguinte: a inteligência artificial, Al G sequestra o filho de Lebron James e envia o jogador de basquete  para uma realidade paralela, onde vivem apenas os personagens de desenho animado da Warner Bros. Para resgatar o seu filho, James precisará vencer uma partida de basquete junto com os personagens Looney Tunes contra o time de Al G .



Neste filme Warner Bros traz referências a outros desenhos e filmes da companhia como a Liga da Justiça que faz uma breve participação no longa além de personagens da Hanna e Barbera que aparecem rapidamente no filme e que também estão na arquibancada do jogo.


Personagens de Hanna e Barbera aparecem rapidamente no filme

O roteiro do filme é simples, não espere uma história complexa porque essa não é a intenção do longa. A intenção do Space Jam é conquistar o público adulto que assistiu ao primeiro filme e atrair um novo público infantil, o entretenimento é garantido. É um filme leve e bom para assistir em família.

Lebron James tem uma atuação satisfatória para quem nunca tinha atuado antes, o diretor do filme fez um bom trabalho com ele.



A minha crítica ao desempenho de James é que por vezes ele é muito sério em momentos que não deveria ser, porém acho que isso é da personalidade dele, ele não é ator e mesmo assim fez um bom papel dentro do que era esperado dele.



Há diferenças entre os filmes de 1996 e o atual de 2021 entre elas duas se destacam: a tecnologia e remodelagem de alguns personagens.


O novo filme foi adaptado dos tempos atuais onde a tecnologia é muito presente, então vemos neste filme: inteligência artificial, programação de videogames e realidade virtual. Coisas que sequer seriam possíveis em 1996. Outra coisa para se destacar foi a remodelagem dos personagens, eles aparecem de duas formas, em desenho e em animação.

Looney Tunes em desenho e em 3D

A personagem que foi totalmente remodelada e com isso recebeu críticas de alguns fãs do primeiro Space Jam foi Lola Bunny, ela em 1996 foi desenhada sensual demais, vestia shorts e camiseta muito curtas para exibir o corpo mesmo sem necessidade na história.


1996 e 2021

No novo longa ela ganhou uma nova vestimenta que a não sexualiza, essa simples mudança gerou insatisfação em alguns fãs do antigo filme, pessoas de 30 anos ou mais que se incomodam profundamente com novas versões de clássicos do passado e que dizem que isso “acabou com a infância deles”.


 Um ponto negativo do filme é não utilizar todos os personagens Looney Tunes no longa, Ligeirinho, Frangolino, Frajola e Piu Piu tem pouco tempo de tela e mal participam do jogo de basquete.



A mensagem que Space Jam Um Novo Legado passa é  de valorização dos talentos  de cada um, não adianta queremos ser alguém que não somos, todos têm habilidades que devem ser valorizadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário