segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Sammliz lança Leviatã Lux - resenha


Sammliz  divulgou na sexta-feira dia 6 de dezembro seu novo single Leviatã Lux, ele fará parte do EP que será lançado em 2020 após o carnaval.
Antes de o single sair a cantora publicou nas redes sociais as fotos de divulgação do novo trabalho, me chamou a atenção ela ter tirado as fotos em um fundo cor de rosa, sei que a escolha dessa cor não foi aleatória pois no trabalho dela tudo tem um significado, um conceito por trás.

 Na cromoterapia a cor rosa está associada ao amor e ao romantismo, em tonalidade mais escura por sua vez significa sedução e sensualidade.

 Outra coisa que me chamou a atenção foi o uso do triângulo nas fotos, ele simboliza a santíssima trindade e também faz alusão às tríades início, meio e fim e corpo, mente e espírito, acredito que essas tríades serão o conceito central do novo disco.

Leviatã Lux é o nome da música, lux vem do latim e significa luz, já o Leviatã tem dos significados, um bíblico e outro do livro de Thomas Hobbes.  De acordo com Conegero “Leviatã é a transliteração da palavra hebraica levyathan, e que possui origem indefinida. Geralmente entende-se que Leviatã significa “mostro marinho”, “dragão” ou “grande réptil aquático”. Enquanto que no livro de Hobbes o Leviatã representa o estado: “defende a vida de todos, não permitindo que uns atentem contra a vida dos outros. Mas para garantir o respeito ao pactuado, o Estado deve impor, pelo medo, tal obediência. Por isso ele deve ser forte, cruel e violento”.

 A letra fala sobre extrema dor e vulnerabilidade, o eu-lirico mergulha no sofrimento e tentar ressignificá-lo ao se dar conta que  a única vingança possível é o amor.
 O sofrimento é tão intenso ao ponto do eu-lirico usar o corvo como símbolo na parte que fala "gritando como um corvo", esse animal é um símbolo que representa o mau agouro, a morte e outros elementos sombrios. 

Em uma determinada parte é dito: "Vou montando leviatãs e curando o coração, demora" nessa parte aqui o eu-lirico fala sobre não ter medo de procurar as razões do seu sofrimento mesmo que elas sejam dolorosas  para assim conseguir depois de um tempo se recuperar.



A letra ainda diz que "a vingança é o amor, eu vejo o céu no chão" aqui interpreto que por mais que várias coisas ruins tenham acontecido e que haja a sensação de que tudo ficou de cabeça pra baixo não vale a pena se vingar, a vingança aqui é o amor, o oposto do que seria esperado para alguém que foi ferido gravemente.

Leviatã Lux é o começo de uma nova fase da Sammliz que talvez agora aposte mais na sonoridade eletrônica do que o disco antecessor, o Mamba. Fico curiosa para ouvir o disco e descobrir qual é o conceito por trás dele.


Referências sobre o Leviatã: https://estiloadoracao.com/o-que-e-leviata/


2 comentários: