domingo, 9 de janeiro de 2022

It´s a sin: cativante e dolorosa, série mostra o início da epidemia de HIV no Reino Unido

 Estava em busca de assistir novas séries  porque a última que eu assisti foi a excelente WandaVision. Encontrei por acaso a minissérie britânica chamada It's a Sin e na hora o título me fez lembrar de uma música homônima do Pet Shop Boys, aliás o nome da produção é uma homenagem ao duo de synth pop.

Originalmente It's a Sin foi exibida em meados de janeiro de 2021 pelo Channel 4 britânico e no Brasil é possível assisti-la pelo HBO Max.

 A série tem 5 episódios e se passa entre 1981 a 1991 em Londres e conta a história de um grupo de 6 amigos, são eles Ritchie, Colin, Roscoe, Jill, Gregory e Ash. Eles são gays e Jill é a única hétero da trupe. Os 3  personagens principais da trama, são Colin, Ritchie e Roscoe e é partir deles que a trama se desenvolve.

Em Londres os amigos lidam com os altos e baixos da vida e curtem intensamente o que a cidade tem para oferecer até que em meados 1981 a epidemia mortal de HIV/AIDS começa assolar o Reino Unido e muda completamente as suas vidas.

  A série mostra que a doença era  ignorada pelas autoridades de saúde e pela população em geral e dizia-se que era uma peste que só matava gays. Esse preconceito em torno da doença e da homossexualidade impossibilitou, na época, o avanço das pesquisas sobre a contaminação e também de que muitas vidas fossem salvas pela medicina.

"It’s a Sin" é um sucesso de audiência no Reino Unido e  gerou um aumento do número de testes de HIV, muitos telespectadores foram tocados pela serie.

“It’s a Sin” é uma produção alegre, cativante e também dolorosa , entretém e provoca reflexões ao mesmo tempo. Foi uma grata surpresa assisti-la e a recomendo.

2 comentários:

  1. Obrigada pela indicação, estou pronta para maratonar.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela primeira matéria do ano. Estou um pouco cansada de séries. A última que me prendeu foi boneca Russa e desde então não encontrei mais nenhuma. Assim que tiver uma oportunidade com certeza vou assistir gosto de temas que envolvem sensibilidade.

    ResponderExcluir