segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Woodstock 99: documentário da HBO sobre o festival musical marcado pelo ódio e devastação

A HBO Max tem no seu catálogo vários documentários, um deles é o Music Box que é uma série de documentários sobre momentos marcantes da música.


O primeiro episódio é sobre o famigerado festival Woodstock edição de 1999 que ocorreu na cidade de Rome no estado de Nova Iorque, o catastrófico evento durou 4 dias e ficou marcado como um dos piores eventos musicais da história mundial. O evento ocorreu durante o verão norte-americano em uma enorme base aérea desativada que era um lugar com muito concreto e asfalto,  não havia árvores disponíveis.

Base área em Rome antes do funesto Woodstock 99

A lista de atrações  tinha os artistas mais famosos daquela época como Metallica, Alanis Morissette, Rage Against the Machine,Red Hot Chilli Peppers, Korn, Limp Bizkit e Offspring. 

O evento foi um desastre do início ao fim, a infraestrutura era precária para um evento que custou muito caro para os padrões da época, cada ingresso foi vendido por 180 dólares. Não havia banheiros suficientes, a água era vendida e preços astronômicos, não havia tendas ou árvores para fazer sombra para o público e por fim a temperatura altíssima e o sol escaldante fizeram uma vítima, Dave DeRosia que era um dos espectadores morreu de hipertermia.

Pessoas chafurdadas na lama de dejetos humanos

O número de crimes durante o Woodstock 99  foi grande: 44 pessoas presas (a maioria por posse de drogas), vandalismo, estupros e mortes. 1,2 mil pessoas foram levadas para o pronto socorro.

O documentário entrevistou músicos, seguranças, pessoas que assistiram aos shows e os organizadores do evento. Dave Koning é socorrista e  trabalhou em resgates após as passagens dos furacões Katrina e Sandy nos EUA e afirmou que o lugar mais perigoso que ele já trabalhou foi no Woodstock 99. 

Pessoas passando mal por conta do calor que chegou atingir 42 graus

Já o DJ Moby falou que quando ele entrou na área do evento sentiu a energia pesada do local e animosidade estampada na cara do público e saiu dali assim que terminou a sua apresentação, no começo ele planejava ficar para assistir as demais apresentações mas desistiu. Moby afirmou incrédulo: “Como pudemos ir de artistas sensíveis e inteligentes, como Kurt Cobain e Michael Stipe, à brutalidade misógina de um Limp Bizkit, em tão pouco tempo?”

Moby

Limp Bizkit

Woodstock 99 conseguiu entrar para a história dos festivais mundiais só que de forma negativa, ele foi um verdadeiro caos, o público enfurecido fez grandes fogueiras com pedaços de madeira e latas que estavam jogadas por lá.

 Mulheres foram estupradas e houve morte por hipertermia. A ganância por dinheiro e a falta de organização na minha opinião foram  as grandes  responsáveis pela devastação total que foi este festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário