sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Álbuns que fizeram parte da minha vida

Hoje resolvi escrever sobre três álbuns que fizeram parte da minha vida, os cds são :Admirável Chip Novo da Pitty, O Tao do Caos da Madame Saatan e o Unplugged do Nirvana.


O primeiro deles é o Admirável Chip Novo da Pitty, esse álbum marcou um determinada fase da minha vida que foi a adolescência, nessa época eu passava por mudanças típicas do período. Eu sempre ouvia esse cd quando eu voltava da escola, minhas músicas preferidas eram Máscara e Teto de Vidro que eram como hinos para mim.
Nessa época eu me identificava muito com a Pitty, com as músicas e com o modo de ser dela, eu lembro até hoje quando vi o clipe de Máscara pela primeira vez na MTV, eu vi a Pitty e a identificação foi imediata pois no clipe da música ela falava de autoaceitação e aquilo fez muito sentido para mim pois eu estava passando por alguns problemas e ouvir que “o importante é ser você” foi bastante reconfortante.

 Além de servir de alento para as minhas então angústias e dilemas juvenis, o  Admirável Chip Novo me apresentou autores que até então eu nunca havia ouvido falar, através da Pitty eu conheci os autores Aldous Huxley e George Orwell e que depois fui ler os livros. Atualmente eu raramente ouço esse cd mas quando o faço todas as lembranças dessa época vem à tona.

O segundo álbum é o cd demo da Madame Saatan intitulado “O Tao do Caos”, nesse cd estão vários clássicos da banda como Apocalipse, Caos, Vingança, Pão e Círculo (sim, é “círculo” e não “circo”) Prometeu e Messalina Blues. Quando eu conheci a Madame Saatan em 2004 (onde ela foi a banda de abertura do show da Pitty em Belém), eles tocavam esse cd demo na íntegra, e o som era bastante pesado se comparado com o que eu costumava ouvir na época, eu me encantei pela Sammliz assim que a ouvi cantar.

Eu ouvi bastante esse cd e vi muitas apresentações da banda na televisão, nessa época do  O Tao do Caos a Madame Saatan tinha dois guitarristas o Ed Guerreiro e o Zé Mário que saiu da banda após poucos anos de formação do grupo. Nessa época a banda inseria de forma bem diluída referências regionais em algumas canções como é o caso do solo de guitarra em Pão e Círculo que se lembra solos de guitarrada.
A música Apocalipse ficou no repertório da banda durante muitos anos, qualquer show da Madame Saatan era obrigatório tocar essa música, o refrão: "Prepara para descansarcessar o fogodesertar” é inconfundível e era sempre cantado em uníssono pelos fãs da banda

Você pode ouvir todas essas músicas do cd O Tao do Caos da Madame Saatan no youtube.






O último álbum é o unplugged do Nirvana, ganhei esse cd de um tio meu que não o queria mais e por isso me deu, nesse tempo (2003/ 2004) eu me inspirava no estilo grunge e saia por aí vestida desse jeito.

Eu ouvia esse cd intercalando como Admirável Chip Novo da Pitty e no encarte do cd não tinha as letras, lá tinha apenas fotos e na época como eu estava começando a aprender inglês eu tinha uma revista de letras traduzidas onde eu cantava as músicas lendo as letras na revista. Eu ouvi muito esse cd e sempre tentava cantar as letras e interpretá-las, eu ouvia todas as músicas, mas as que eu gostava mais eram as canções “Come as you are” e “The Man Who Soldthe World” eu adorava essas músicas e até hoje sei as letras e sei cantá-las.

São três álbuns do mesmo gênero musical, o rock, mas de estilos completamente diferentes que eu ouvia bastante e que me influenciaram durante um período importante da minha vida e que me ajudaram na fase turbulenta que foi a minha adolescência


Nenhum comentário:

Postar um comentário