segunda-feira, 3 de abril de 2017

Sammliz - Análise da canção Fucking Lovers

Fucking Lovers é uma música do disco Mamba que é o primeiro da carreira solo da Sammliz, a letra da canção foi escrita pela própria cantora.  Ela é a faixa mais pesada do disco inteiro e que merece ter  um videoclipe gravado.
Essa é a música que mais gosto desse disco e por isso decidi escrever a minha própria interpretação da letra. 
O título Fucking Lovers pode ser traduzido como “amantes malditos” o que já é um indício sobre o tema da canção. Na letra há duas personagens, uma é o eu-lírico e a outra é a mulher para quem o eu-lírico canta.

O eu-lírico nessa música é feminino, acredito nisso por causa do conceito do disco que tem o protagonismo feminino em todas as canções, além disso há uma pista na letra que indica isso.
Fucking  Lovers
(Sammliz)

Ninguém verá o outro seguir
Derramado inteiro em outros átomos
Alguém verá a noite partir
Procurando Deus em outras carnes

Mas eu terei a sorte do fim ( 2X )
olhando a morte de uma estrela
Nos olhos dela  
Por dentro há nós morrendo em quantos?
Nos olhos dela 

Você verá um outro em mim
Nas fendas daquelas sete saias girando
Alguém verá amor ferir
Rasgando você nesses clarões de raios
Mas eu terei a sorte do fim 
Olhando a morte de uma estrela

Nos olhos dela
Por dentro há nós morrendo em quantos?




“Ninguém verá o outro seguir derramado inteiro em outros átomos”
Aqui o eu-lírico fala como se desse um conselho a alguém de que não será possível ver a ex-namorada partir enquanto houver sentimentos por ela.

"Alguém verá a noite partir procurando deus em outras carnes”
O eu-lírico fala da pessoa que trai a namorada e sai em busca de outros parceiros que na letra está simbolizada por “outras carnes”.

"Mas eu terei a sorte do fim”
Enquanto na frase anterior a pessoa é traída, aqui o eu-lírico afirma que teve a sorte de perceber o fim da relação antes de ser enganada pela namorada.

“Olhando a morte de uma estrela nos olhos dela”
O eu-lírico fala que percebe nos olhos da namorada que o relacionamento terminou, temos a palavra estrela que está simbolizando o brilho, ou seja, morreu o brilho no olhar que é tão comum entre os casais apaixonados.

“Por dentro há nós morrendo em quantos”
A frase foi escrita com uma sintaxe incomum o que causa um estranhamento e dificuldade em compreender o significado. Acredito que Sammliz tenha escolhido escrever a frase desse jeito por causa da sonoridade dela na música.
Se nós rearranjarmos essa frase temos a seguinte frase “por dentro [de] nós há quantos morrendo” acho que essa frase se refere a morte de sentimentos como carinho, admiração, lealdade entre outros que estão presentes em relacionamentos amorosos.

“Você verá o outro em mim nas fendas daquelas sete saias girando”
Afirmo que o eu-lírico é feminino pois ela afirma que a outra pessoa mesmo que recorra aos orixás para conseguir um novo amor irá se lembrar da sua ex-namorada.
Sete saias é uma referência à Pomba-gira (que também é conhecida como Pomba-Gira Sete Saias) que é uma conhecida entidade mística feminina e que é tida como a responsável por atrair a pessoa amada para a sua devota.

O tema de Fucking Lovers é um relacionamento amoroso fracassado, o eu-lírico é feminino e a pessoa para quem ela canta também é uma mulher. Acredito que a escolha do interlocutor ser uma mulher é por causa da sonoridade das palavras na  música, por  exemplo “nos olhos dela” tem um som mais aberto e que combina com o arranjo da música. Enquanto que se a frase fosse “nos olhos dele seria um som mais fechado e não ia harmonizar com o coro e tampouco com o arranjo da música.

Essa é a minha interpretação da letra da canção e qual é a sua análise sobre essa música?


2 comentários:

  1. Amei a música e mais ainda a interpretação dela sugerida por vc.

    ResponderExcluir
  2. Seria um acerto de contas com o baixo elétrico??? ;)

    ResponderExcluir