terça-feira, 18 de agosto de 2020

Sammliz expurga dor dilacerante no novo single 'Irmã'

 Sammliz lançou hoje dia 18 de agosto de 2020 o seu novo single Irmã, ele fará parte do EP Leviatã Lux que teve seu lançamento adiado por causa da pandemia (leia o post desse blog Sammliz lança Leviatã Lux para entender o conceito por trás do trabalho)

A própria cantora contou em uma live do instagram sobre o que a música se trata, segundo ela é uma história pessoal, de alguém que foi gravemente ferido e enganado por outrem que foi maldoso, mas que, diante dos outros se mostra outra pessoa totalmente diferente, muitas pessoas podem se identificar com a canção.

Irmã é um pop eletrônico com influências dos anos 80 mas com uma letra profunda, o que me remeteu a música Hard Times do Paramore no disco After Laughter de 2017 onde letras inquietantes recebem uma roupagem pop.

A letra de Irmã é ainda mais forte do que a do single Leviatã Lux e mostra uma mulher que sofre de uma dor lancinante.

“O que você dirá?

À quem atravessar o seu caminho com um punhal no coração?”


O começo da música já mostra a enorme dor que o eu-lírico sente, “punhal no coração’’ é uma frase muito forte que demonstra que ele foi  traído e dilacerado por dentro pois o coração simboliza o amor, no caso dessa letra é um amor fraternal. Vale lembrar que em português é mais comum de ouvir a frase “apunhalado pelas costas’’ mas a causadora do ato vai além do ataque inesperado e mata de forma vil o amor fraternal que o eu-lírico sentia.

“Ainda se dirá filha do sol, fogo, vento, e mar?

Mas quem é filha de lá não atravessa o coração de outra mulher”

Aqui temos novamente a palavra coração para dar ênfase na traição e o eu-lírico ainda fala que a traidora se dizia esotérica ou pretensamente good vibes da internet por conta dos quatro elementos da natureza. É o caso da pessoa que se diz evoluída enquanto age de forma cruel.


“O que você dirá ao mundo sobre quem é você?

Sobre quem foi você um dia sombra atrás de mim

Ainda se dirá real em sua felicidade virtual?

Só sei que quem é luz não atravessa outra mulher”

Aqui o eu-lírico demonstra incredulidade pela deslealdade que sofreu, pois, essa pessoa era tão próxima a ponto de ser confundida como a sombra, ele ainda questiona sobre o que essa pessoa irá de mostrar como é na sua felicidade falsa de rede social. “Só sei que quem é luz não atravessa outra mulher” temos a reafirmação da dor sofrida.


Você não é quem diz

E quem será que é na escuridão

Você não é quem diz

E quem será você?

Irmã”

Aqui o eu-lírico se mostra novamente incrédulo sobre o que sofreu e não reconhece na pessoa que ele conhecia essa que a traiu.


“O que você dirá? O que você não disse ainda pra você que levará apenas solidão?

Ainda brilhará afinal seu ativismo artificial?

Pois quem é luz não vai sangrar jamais outra mulher

O que você será quando acordar ainda em você

ainda tão pequena sombra atrás de mim’’


Nesse trecho há uma crítica a falsa sororidade apregoada em redes sociais, mais uma vez temos a menção a deslealdade sofrida pelo eu-lírico e um questionamento se essa pessoa ainda se dará conta do que cometeu.


“Ainda pedirá perdão desviando meus olhos abissais?

Pois quem é luz  sempre se vê em outra mulher”

Nesse trecho há o questionamento se ela irá pedir perdão para o eu-lírico que está destruído de tanto chorar.

“Quem será irmã, quem será

Quem é amor, quem?

Quem será irmã, quem será?

Quem é amor, quem?

Eu?”

No final temos os questionamentos sobre o que cada um de nós é na escuridão.

Irmã já está disponível no streaming

A canção tem uma letra forte, mostra uma dor excruciante sendo depurada em pouco mais de três minutos de canção. Sammliz está despedaçada, sangra, e mesmo assim não planeja vingança ou se autodestrói. Irmã é o expurgo de uma dor dilacerante.

Nunca passei por dor semelhante à desse novo single porém consigo ter ideia do sofrimento depois de ouvir a música.


3 comentários:

  1. Ainda não ouvi a música. Mas sua interpretação foi de tirar o fôlego. Em alguns momentos até esqueci de respirar de tão envolvida que fiquei com a reflexão. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o AA Franco. A reflexão faz a gente mergulhar. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  3. Quem é luz não atravessa outra mulher! Linda demais que voz que artista. Obrigada suzany por me dar o prazer de conhecer a sammliz.

    ResponderExcluir