sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Kate Bush - Wuthering Heights continua impressionante 43 anos depois do seu lançamento

 Wuthering  Heights  é uma canção da cantora britânica Kate Bush que foi lançada em 1978 no primeiro álbum da dela intitulado The Kick Inside


A canção é baseada no livro Wuthering Heights que em português é o Morro dos ventos Uivantes e foi escrito por Emily Bronte em 1847.



O livro é sobre a história de amor de Catherine (Cathy)  e Heathcliff, ela morre e fica perto dele  como um espírito obsessor ou como é mais popularmente conhecido como um "encosto" e passa a acompanhá-lo por toda a vida.

Cathy e Heathcliff em uma das várias adaptações do livro.

Kate assistiu a um filme de Wuthering Heights, em seguida leu o livro e em 1977 escreveu a canção de mesmo nome, Kate tinha apenas 18 anos nessa ocasião e escreveu uma letra que homenageia um clássico da literatura inglesa, e não parou por aí.

Em 1978 aos 19 anos de idade gravou o seu primeiro álbum e escolheu que o primeiro single a ser lançado seria Wuthering Heights, a gravadora resistiu mas por fim cedeu a escolha da jovem artista.

The Kick Inside disco que tem Wutheting Heights

Bush estava certa e a canção se tornou um grande hit do ano, essa música é extremamente difícil de cantar por ser num tom muito alto e por exigir o domínio do apoio diagramático.  Além disso, essa música é um desafio para qualquer cantor menos para Kate Bush que gravou o hit em um take só e isso é impressionante.



Outra coisa para se destacar é o clipe  de Wuthering Heights, há duas versões dele uma Kate num vestido branco no estúdio e outra que ela veste um vestido vermelho e está num bosque.

As duas versões do clipe.

A versão que mais gosto é a do vestido branco. Ela está no estúdio preto com um vestido branco, a intenção do clipe é mostrar Kate como o espírito da  Cathy (Catherine) cantando para o Heathcliff deixá-la entrar em casa dela.

No refrão Kate Bush canta “Heathcliff, sou eu, sua Cathy, voltei para casa, estou com tanto frio”, esse trecho vem de uma cena no livro onde um outro  personagem tem um sonho em que a figura fantasmagórica de Cathy voltou para casa de seu túmulo e está implorando para ser aceita de volta por Heathcliff.



Kate canta e interpreta, ela é a própria Cathy e é incrível o trabalho que ela fez de canto, interpretação e dança pois faz coreografias que ajudam a contar a história da canção, simplesmente impressionante ainda mais se lembrarmos que ela tinha apenas 19 anos quando gravou a música e o clipe que foi todo pensado por ela



Quando eu vi esse clipe pela primeira vez lá nos anos 2000 na MTV Brasil eu não entendi nada e achei muito estranho o clipe em si, a coreografia e a interpretação em falsete (na verdade o que ela faz é voz de cabeça e não falsete, mas eu não sabia na época).


Os anos se passaram e eu vi o clipe novamente em 2021 e fiquei encantada com a beleza da música, da letra aos arranjos. O clipe ajuda contar muito bem a história da música.



Em questão de anos a minha percepção mudou e passei a apreciar a música e o clipe, acredito que isso se deva ao pouco de conhecimento que tive sobre técnica vocal e um pouco de maturidade também. Só assim consegui perceber a beleza da canção porque antigamente eu não entendia nada.

Assista abaixo ao clipe Wuthering Heights da Kate Bush.



Um comentário:

  1. Fico impressionada com tanto conhecimento. Sei que foi um filme muito famoso. Não tinha curiosidade em assistir, mas vou colocar na minha lista. Vc sempre é inspiradora.

    ResponderExcluir