segunda-feira, 30 de julho de 2018

Novos Baianos - Acabou Chorare: a alegria em forma de disco

Neste ano eu descobri o gosto por vinis, tenho ido com frequência a fonoteca do Centur para ouvir os discos. Já ouvi vários como Queen,Beatles, Cyndi Lauper, Madonna, Rita Lee  entre outros artistas.


Um dos discos que mais gostei foi um disco nacional, o Acabou Chorare dos Novos Baianos, eu já tinha ouvido falar desse álbum e até conhecia 3 músicas por meio de covers de outros artistas. Novos Baianos é uma banda que foi criada na Bahia em 1969. Ela é formada por Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), BabyConsuelo (vocal), Pepeu Gomes (Guitarra), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Dadi (baixo) e Luiz Galvão (vocal). 

O segundo disco do grupo, Acabou Chorare foi lançado em 1972 e usa guitarra, baixo e bateria junto com cavaquinho, chocalho, triângulo, pandeiro e agogô e faz uma mistura de rock, samba e ritmos nordestinos.O resultado é um som único.

Todas as músicas são maravilhosas mas as minhas preferidas são “Brasil Pandeiro, “Tinindo trincando” e “Besta é tu”. As duas músicas tem os vocais da Baby do Brasil (que na época era chamada de Baby Consuelo), os vocais dela harmonizam perfeitamente os vocais dos demais integrantes.



Esse é um disco muito bom, todas as canções são excelentes, os arranjos das músicas é de um primor incrível. É um disco muito alegre, alto astral e que transmite a atmosfera de alegria que os integrantes viviam na época do disco. Ao ouvir o disco tenho a nítida impressão que ele foi produzido e gravado da maneira mais espontânea possível pois o disco transmite uma leveza e um bom humor únicos.

Eu amei esse disco, tanto que penso comprar um toca discos para poder ouvi-lo o mais vezes
Se você não conhece esse disco dos Novos Baianos recomendo que ouça essa verdadeira obra prima da música brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário